Gostamos muito da frase “100% dos clientes são pessoas, 100% dos empregados são pessoas, se você não entende de pessoas, não entende de negócios”, do escritor e consultor Simon Sinek. Ele nos lembra que a área de Recursos Humanos é essencial para todos os negócios, porém sabemos quão complexo e exigente é o processo de gerenciar o capital humanos da sua organização. Com isso, queremos ajudar você a melhorar seus processos internos e de Gestão de Pessoas na sua organização.
Descrições de Cargos
A Descrição de Cargos pode ser entendida como o documento que reúne as características, funções e condições de um cargo dentro de uma organização. É único para cada cargo e apresenta as distinções entre os diferentes cargos existentes na organização. Por meio desta, é possível identificar os elementos que compõe o cargo que servirão como base para processos de Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento e Plano de Cargos e Salários.
É um documento que deve ser atualizado eventualmente pela empresa, frente às mudanças ocorridas no negócio. A empresa que mantem as Descrições de Cargos atualizadas consegue avaliar as competências de cada colaborador, gerenciar as necessidades de treinamento de sua equipe, gerar um equilíbrio e segurança em relação às diferenças de funções, e, ter uma tranquilidade maior nas questões jurídicas, sobretudo em relação a desvios de funções e desídia de funcionários.
Para os negócios que buscam processos de certificações, como a ISO 9001, a Descrição de Cargo é um documento base e obrigatório que deve ser apresentado pela empresa. Além disso é um documento que está presente em diversos outros documentos conhecidos do RH, como o PPP, PCMSO, PPRA, PCMAT, LTCAT, inclusive fazendo parte de vários formulários do E-Social.
Pesquisa de Clima Organizacional
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das principais ferramentas do RH para diagnóstico do ambiente de trabalho e seus efeitos em uma empresa. Para a realização da pesquisa, os colaboradores são convidados a apresentar sua percepção sobre diversos aspectos internos oferecidas pela empresa, entre eles remuneração, apoio da liderança, nível de controle da organização, integração entre os colaboradores, entre outros fatores, que inclusive podem mudar conforme interesse da organização.
Esta ferramenta compõe muitos planejamentos estratégicos de diversas organizações que tem uma grande preocupação com o desenvolvimento de seus colaboradores e com a criação de um ambiente de trabalho alta performance. Dito de outra maneira, a realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional pode desencadear ações que irão resultar na redução da rotatividade de colaboradores, atração de talentos para a organização, melhorar a produtividade das equipes de trabalho, e, tornar a empresa mais competitiva. O selo “Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW)”, usa esta pesquisa como uma das avaliações para a certificação.
Plano de Cargos & Salários
Toda organização é composta por colaboradores que desempenho uma variedade de tarefas próprias de cada empresa. Estas funções podem ser agrupadas por similaridades e complexidades, o que damos o nome de Cargos. Quanto maior o número de colaboradores numa organização, a tendência é haver uma maior complexidade nas funções, e, consequentemente, um número maior de cargos para cumprir todas as atividades necessárias à operação do negócio. O Plano de Cargos & Salário é a ferramenta da área de RH que determina e dá sustentação à estrutura organizacional por meio da definição de atribuições, níveis de responsabilidades e suas devidas remunerações.
A implantação e manutenção de um programa de Plano de Cargos & Salários permite que a organização consiga criar um equilíbrio internos entre as remunerações paga aos diferentes cargos existentes, e, um equilíbrio externo comparando seus cargos aos seus similares existentes no mercado de trabalho. Estes fatores juntos geram a manutenção de baixos níveis de rotatividade, diminuição de riscos trabalhistas, maior transparência interna e senso de justiça, valorização de talentos e motivação dos colaboradores.
Programa de Avaliação de Desempenho
A Avaliação de Desempenho é a ferramenta pela qual é possível avaliar a performance dos colaboradores de uma organização. Nós entendemos que a performance é o somatório do desempenho técnico e comportamental das pessoas e do atingimento das metas de estratégicas da empresa. Por esta razão, oferecemos um processo de Avaliação de Desempenho customizado e construído a partir das competências técnicas e comportamentais da organização, e alinhado com as definições das metas estratégicas de negócio, segmentando por departamentos e cargos, conforme a metodologia de OKRs (Objectives and Key Results). Temos experiência em implantação de processos de Avaliação de Desempenho atrelados ou não ao pagamento de PLR.
A utilização de Programas de Avaliação de Desempenho em sua organização garantirá a existência de uma ferramenta que trará objetividade aos processos de mensuração de performance, de forma estruturada e clara, proporcionando um aumento da satisfação e retenção de talentos de sua empresa e a melhoria do clima organizacional. Também, servirá para mapear e identificar as principais competências que precisam de desenvolvimento, fornecendo insumos para o treinamento de equipes e gerando o engajamento das pessoas no seu próprio aprimoramento. Além disso, trará maior equilíbrio e equidade internos, pois fornece informações para os diferentes níveis de funções e remunerações entre os colaboradores, inclusive com respaldo jurídico-trabalhista.
Programa de Entrevista de Desligamento
O desligamento de um colaborador sempre é um momento difícil em todos os negócios e qualquer que seja a situação motivadora da rescisão contratual. Muitas podem ser as consequências de um processo de desligamento malconduzido por um gestor. E várias são as situações que os motivos do desligamento estão relacionados à conduta das lideranças. A Entrevista de Desligamento é a ferramenta de Recursos Humanos que permite uma organização mapear e monitorar os fatores críticos que levam seus colaboradores à rescisão do vínculo empregatício, seja motivado pela empresa ou pelo próprio colaborador.
A criação e condução de um processo de Entrevista de Desligamento permite à sua organização diagnosticar possíveis passivos trabalhistas no momento da rescisão contratual, bem como a mitigação dos impactos pela criação de estratégias e ações para melhorias nas rotinas de trabalho e gestão de pessoas, reduzindo dos motivos de novos desligamentos. Também é outra ferramenta que auxilia na redução da rotatividade, uma vez que cria ações para melhorar o clima organizacional da companhia.