O coaching é uma metodologia que tem como objetivo a mudança de comportamentos de uma pessoa, grupo ou time. Como um grande impulsionador comportamental, tem sido utilizado tanto por indivíduos quanto por empresas que querem desenvolver seus colaboradores através de metodologias de desenvolvimento humano.
O coaching é muito interessante para o contexto organizacional, pois atua como um acelerador de resultados, sendo um método que auxilia a definir objetivos profissionais. Sua essência é a transformação do indivíduo por meio da mudança do comportamento indesejado. Essa metodologia pode contribuir para as empresas de diversas maneiras e situações, desde que estejam relacionadas a pessoas.
O coaching contribui para as empresas que buscam desenvolver seus líderes ou pessoas que vão exercer uma função de liderança. Com isso auxilia o indivíduo a entender quais são as principais habilidades que precisa desenvolver para desempenhar bem sua função,dessa forma interferindo positivamente na sua motivação pessoal.
O coaching é uma metodologia indicada para empresas que tem vontade de construir, implantar, fortalecer, desenvolver e engajar equipes de forma integrada, harmônica e com foco em resultados. O processo de coaching auxilia nisso pois foca nas pessoas buscando conhece-las melhor, e também quem está a sua volta, por se tratar de um processo de autoconhecimento.
O coaching também é ideal para empresas que estão vivendo fases de transição organizacional, na cultura, pessoas, administração ou outro momento que exija uma nova maneira de pensar e agir. Geralmente em situações de mudança algumas pessoas resistem e isso pode gerar conflitos e atrasos por parte dos colaboradores. Como o principal lema do coaching é foco para o futuro, para o que se pretende, para o que se quer e deseja, o método pode ser muito útil da empresa nesta fase de mudanças.
Um dos grandes problemas das empresas está na deficiência da comunicação, entre pares, áreas e hierarquias. Muitas vezes, a comunicação empresarial possui ruídos, falhas e distorções, o que causa problemas, mal-entendidos, atrasos e, por que não dizer, prejuízos. Neste caso, o coaching auxilia as empresas a melhorar sua comunicação, encontrando maneiras de se comunicar de forma assertiva, além de contribuir para a criação de soluções que ajudam a empresa a criar estratégias para gerir as pessoas de forma mais eficiente.
Por fim, quando conseguimos encontrar maneiras de sanar os principais desafios da empresa, a consequência será o seu crescimento, desenvolvimento e um resultado mais efetivo daquilo que se pretende.
Geralmente, ao passar por um processo de coaching, uma empresa vai desenvolver vários aspectos como:
1- Maior senso de pertencimento pelos colaboradores da empresa
2- Maior engajamento da equipe
3- Mais foco no que se pretende alcançar
4- Maior orientação para resultados
O coach é de grande relevância dentro das empresas, pois além de ser um condutor, auxilia as pessoas por meio de ferramentas de autoavaliação a ter uma visão diferente ao cotidiano daquele ambiente corporativo.
A função do coach é promover reflexão, provocar e estimular seus participantes à mudança, a buscar e gerar soluções. Além de estimular os colaboradores de uma empresa a serem protagonistas das mudanças que precisam vivenciar em suas vidas.
Se você precisa desenvolver seu autoconhecimento, conheça nossos programas de coaching e treinamentos comportamentais.